Vereador participa de Palestras sobre Transparência, acesso a informação e Ouvidoria em Campo Belo

Na tarde do último dia 26 de abril, o Vereador Angelo Rafael Medeiros Alves, compareceu no Plenário da Câmara Municipal de Campo Belo, para participar de Palestras sobre o Portal da Transparência.

O evento foi organizado pelo Poder Legislativo campo-belense, através de sua Presidente, Marilene Neves dos Passos e pela Associação Brasileira de Ouvidores (ABO) com o apoio do Instituto da Defesa da Cidadania e da Transparência(IDCT).

Após apresentação e abertura do evento realizado pela Vereadora Marilene, a palavra foi dada ao Promotor de Justiça do Ministério Público MG, Dr. Cleber Augusto do Nascimento, que falou sobre o PROJETO AGUAS LIMPAS, onde a Transparência Publica é uma prioridade do município.

Dr. Mauro Flavio Ferreira Brandao, Procurador Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais e Presidente do conselho da ABO-MG, relatou aos presentes, seu trabalho junto do Ministério Público, a criação e instalação da ouvidoria do MP. Durante sua fala, ele ressaltou que o momento em que o Brasil está passando, choca, mas que foi essa crise que fez a população despertar em busca de um país melhor. “O Portal da Transparência é a maior forma de controle da Administração Pública, onde o cidadão tem o direito de ver e cobrar de seu Gestor”; concluiu Dr. Mauro.

Doutor em Direito Público e Secretário Especial de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas, Dr. Gustavo Costa Nassif, falou da relação sociedade e Poder Público, onde há uma necessidade da População exercer a cidadania na comunidade. Cidadania esta, que se dá ao entrar no acesso de informação, e cobrar de seus representantes que seja feita uma boa administração.

Cláudio Prates, Presidente da Câmara de Montes Claros, relatou a sua história e toda trajetória de vida até ingressar na Política. Ex-Policial Federal, Claudio contou de seu trabalho de prevenção às drogas, o qual segundo ele, o fez ser conhecido por todo estado de MG. Sobre sua vida na Política, ele falou da importância do Vereador com o Executivo. “A Lei não exige que alguém tenha curso superior ou muita qualificação para se tornar um Vereador, um representante. Mas eu também reafirmo que a partir do momento que você teve a coragem de apresentar seu nome, propor, receber o voto, você tem a obrigação agora de se capacitar porque você vai prestar contas à população”; completou.

Finalizando a tarde de Palestras, Johnatan Carneiro, responsável pela Tecnologia da Informação ABO-MG, apresentou a ferramenta que a ABO desenvolveu para atendimento aos órgãos de controle do MPF, MPMG e CGU. Ele também esclareceu a importância de que as informações sejam apresentadas de forma que a população entenda facilmente os dados ali contidos.